---------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------

Daniel Radcliffe (Harry Potter)

Nome completo: Daniel Jacob Radcliffe
Nascimento: 23 de Julho de 1989
Fulham, Londres, Inglaterra
Reino Unido
Ocupação: Ator
Altura: 1,70 m
Trabalhos notáveis: Harry Potter

Daniel Jacob Radcliffe (Londres, 23 de julho de 1989) é um ator britânico de cinema, televisão e teatro que se tornou famoso interpretando a personagem principal da série cinematográfica Harry Potter, baseada na série de livros da autora britânica J. K. Rowling. Foi selecionado para interpretar o menino-bruxo depois de uma série de audições realizadas em 2000. Após 10 anos envolvido com as filmagens da série, Radcliffe encerrou sua participação em dezembro de 2010 com a adaptação do último livro, que para a tela grande fora dividido em duas partes, Harry Potter and the Deathly Hallows.

Começou a atuar profissionalmente em 1999 ao participar do telefilme David Copperfield, uma adaptação do romance de mesmo nome de Charles Dickens. Posteriormente, debutou no cinema como Mark Pendel no suspense The Tailor of Panama (2001); e apareceu em outras produções de menores portes, como o longa independente australiano December Boys (2007) e o telefilme britânico My Boy Jack (2007). Em 2008, recebeu atenção especial da mídia por sua atuação na peça Equus do dramaturgo Peter Shaffer; peça na qual Radcliffe foi aclamado por sua atuação como o perturbado Alan Strang.

Além de atuar, o ator expressou seu desejo de ficar nos bastidores como diretore também mencionou sua inclinação para a música. Em 2011, Radcliffe voltará à Broadway com o musical How to Succeed in Business Without Really Trying e na tela grande com o longa biográfico The Journey is the Destination.

Estima-se que a fortuna de Radcliffe seja de aproxidamente £45.6 milhões, boa parte devido ao seu êxito obtido com a série Harry Potter. Além disso, o ator colabora regulamente com distintas organizações como a Demelza House e Get Connected, que angariam fundos pra fins benéficos.

Biografia

Filho do agente literário Alan Radcliffe e da diretora de elenco Marcia Gresham. Quando era criança brincava de Homem Aranha e finjia que seu cachorro era um lobo, porque já gostava de lobos. Ele começou a ter vontade de ser ator aos cinco anos, mas os seus pais aparentemente não concordavam com a ideia porque achavam que o "mundo das estrelas de cinema" poderia deixá-lo metido e convencido. Ou provavelmente seria muito trabalho para ele, tão jovem, poderia meter-se nas drogas, etc... No entanto, Dan convenceu-os com seu entusiasmo e acabou por conseguir (sem contar que o seu pai é amigo de David Heymans, produtor de cinema). O seu primeiro papel foi a adaptação de BBC-TV de David Copperfield (1999) onde ele interpretou o jovem David. Desde os cinco anos dizia que queria ser ator, mas foi somente em 1999, que começou a sua carreira com "David Copperfield" da BBC. Após isso gravou "O Alfaiate do Panamá". David Heyman, um dos produtores de Harry Potter, estava a procurar por um ator que pudesse interpretar o jovem feiticeiro, e ele era amigo do pai de Daniel.

Mas Dan cresceu na sua carreira quando conseguiu o disputado papel de Harry Potter. Também porque, na época, o diretor seria Steven Spielberg que queria transformar a história de Harry Potter numa história americana, colocar Hogwarts nos EUA e usar Haley Joel Osment no papel de Harry. Mas, como a autora J.K. Rowling não concordou com isso, Steven Spielberg foi substituído por Chris Columbus que ficou encantado com o talento de Dan e achou que ele tinha a inteligencia de alguém de 35 ou 40 anos. Rowling também ficou encantada com ele. Ele fez dois testes para o papel, mas achou que tinham desistido dele. Uma semana depois ele estava a sair do banho e ouviu o seu pai falando com um David no telefone (e o único David que eles conheciam era o produtor). Ele dizia "OK", "Right" e quando desligou subiu correndo as escadas e disse a Daniel que ele seria Harry Potter. De acordo com a BBC News "ele foi muito bem nos testes e não teve problemas pra fazer amigos no set".

Foi quando em um dia, durante uma peça de teatro a qual Daniel e seu pai, Alan assistiam a peça, que o produtor não desgrudou os olhos do garoto. Logo ao fim do espetáculo, ele foi até Alan e lhe disse: "Ele poderia ser Harry Potter" e convenceu a família de Daniel a deixá-lo fazer o teste, no qual acabou sendo escolhido. Nas férias entre as filmagens de o Cálice de Fogo e Ordem da Fênix, Daniel Radcliffe filmou December Boys na Austrália que teve sua estréia no final do ano de 2007. Também teve uma pequena participação no seriado Extras e participou da peça teatral na Inglaterra chamada Equus e tem causado muita polêmica pelo fato do ator aparecer nu e ter que montar em um cavalo em uma cena da peça. Atualmente Daniel tem 21 anos e mora sozinho em Londres. Quanto a sua religião, Daniel declarou em entrevista que é ateu.


Filmes

O Alfaiate do Panamá - 2001 
Um Verão para Toda Vida - 2007
Meu Filho Jack - 2007

Postar um comentário